Foram instaladas em Campinas três Passagens de Fauna – pontes que conectam as margens de rodovias e permitem que animais silvestres, de hábitos arborícolas, circulem entre áreas verdes sem risco de atropelamentos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, por meio do projeto Interact-Bio – Ação Integrada pela Biodiversidade.
As três passagens são iguais, formadas por uma estrutura metálica treliçada, com um vão de 15 metros de largura e 5,5 metros de altura. Em cima deste apoio será colocado um assoalho de madeira, para que o animal não tenha contato com a estrutura metálica, por conta da temperatura. Nas duas extremidades será presa uma corda que liga as pontes à copa das árvores.
Passagem de Fauna
Barão Geraldo (Estrada da Rhodia)
Poucas horas depois de criada a primeira passagem de fauna de Campinas, na Estrada da Rhodia, no distrito de Barão Geraldo, um grupo de saguis já utilizava a estrutura para fazer a travessia aérea…
Galeria