Prefeitura inicia campanha de adoção de cães e gatos no clima da Copa

O time de cães e gatos está pronto. O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea) aproveita o clima da Copa do Mundo e lança a campanha “Copa Pet de Adoção Dpbea”, que incentiva a adoção responsável no município. A seleção de bichinhos ganhou um álbum de figurinhas virtual, semelhante ao da Copa do Mundo de Futebol. O “Cãopeonato 2022” está repleto de cachorrinhas e cachorrinhos que esperam por uma nova família. A “Copa do Gatar” também tem lindos bichanos prontos para serem amados. 
 
“Cães e gatos esperam por um lar repleto de amor, companhia, famílias carinhosas e responsáveis. Dê uma chance de recomeço, leve luz a uma vida que merece ser feliz!”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. 
 
O secretário lembra, porém, que não devemos adotar um animal por impulso, que é preciso ter responsabilidade e que adotar um bichinho é uma importante decisão familiar. “Quando se adota um animal, se assume uma responsabilidade por uma vida”, afirma o secretário. 
 
De acordo com o diretor do Dpbea, Vagner Bellini, “também existe a necessidade de sensibilizar a população sobre a prevenção e o combate ao abandono, maus-tratos e crueldade contra animais”. O diretor lembra que os pets sentem dor, tristeza, solidão e alegria. “Adotá-los é um ato de amor”.
 
 
Como adotar?
 
Para adotar um cão ou um gato, o interessado deve entrar no site Portal Animal – https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/ – e clicar na imagem do cão ou gato que deseja levar para casa. Após escolher o novo amigo, é preciso clicar em 'Quero Adotar', no ícone que está localizado no espaço inferior de cada página. O próximo passo é preencher um pequeno formulário e aguardar o contato da equipe do Dpbea, que é feito no mesmo dia.
 
“Entre as políticas públicas de proteção e bem-estar animal desenvolvidas e implementadas pela Prefeitura Municipal de Campinas estão a microchipagem, a castração através do Castramóvel, o atendimento médico veterinário gratuito das clínicas móveis e também a adoção”, disse Rogério Menezes. “Temos intensificado nossos esforços para a adoção de animais”, afirma. De acordo com o secretário, “só os números de 2022 apontam 272 animais disponibilizados para a adoção através do Portal Animal Campinas e mais de 181 animais adotados”. 
 
Os animais que esperam por adoção no Dpbea de Campinas passaram por atendimento médico veterinário, estão castrados, vacinados, vermifugados e microchipados. 
 
  
Abandono
 
Abandono e/ou maus tratos a animais configura crime e, portanto, deve ser denunciado e punido. A lei municipal nº 15.449/17 estabelece normas envolvendo a proteção, defesa e bem-estar animal no município de Campinas.
 
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº. 9.605/1998), da legislação federal, penalizado com detenção de três meses a um ano quem pratica maus tratos contra animais. A denúncia pode ser feita pelo sistema 156 da Prefeitura de Campinas.
Compartilhe: