Prefeitura faz castração e microchipagem em 900 cães e gatos no Oziel

A Prefeitura de Campinas realizou esta semana a castração e microchipagem gratuita de 900 cães e gatos na região do Parque Oziel. As cirurgias foram feitas no Castramóvel, entre os dias 18 e 21 de outubro, no Centro de Saúde Carvalho de Moura, mesmo local onde os tutores fizeram a inscrição.

Um novo agendamento para a castração dos animais será aberto no início de novembro abrangendo bairros dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. As informações serão divulgadas nos próximos dias pelo Departamento de Bem-Estar Animal (Dpbea), por meio da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). Nos próximos meses, o trabalho continuará em outras regiões.

A meta da Secretaria do Verde é chegar a 12 mil castrações em 2022. Este ano, o Castramóvel já atuou em áreas do Jardim Nova Europa, Campo Grande, da Vila Padre Anchieta, na abrangência dos Amarais, Campo Belo, Swift, Jardim São José, nas proximidades da rua Moscou (comunidade Capadócia, Vila Gênesis e Residencial Cafezinho), Vila Padre Anchieta, na região do Parque Oziel e na região do DIC 5 (Jardim Ouro Verde, DICs 1, 2, 3, 4, 5 e 6, Eldorado dos Carajás, Jardim Profilurb, Parque das Indústrias, Jardim Aeronave de Viracopos, Jardim Melina, Jardim Santo Antônio, Vila Aeroporto, Jardim São Pedro de Viracopos, Jardim Planalto de Viracopos, Jardim Princesa e Jardim Esplanada).

O objetivo do Dpbea é chegar a 12 mil procedimentos este ano, que já computa 10,5 mil castrações realizadas. Desde o início do programa, em 2015, mais de 50 mil cirurgias de esterilização já foram efetuadas.

Castração garante qualidade de vida

A equipe da Secretaria do Verde responsável pelo programa de castração reforça que a cirurgia é um ato importante, que assegura melhor qualidade de vida e longevidade aos animais. Evita fugas, comportamentos agressivos, marcação de território, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes.

Além disso, explica que a esterilização ajuda a prevenir doenças, entre as quais estão infecções e tumores de mama, útero, próstata, testículos e outras enfermidades. “Além do ganho para a saúde do animal, há a vantagem adicional de conter a proliferação descontrolada dos pets e, por consequência, o abandono. Castrar é um ato de amor”, afirma o diretor do Dpbea, Vagner Bellini.

Ao aderir ao programa, os tutores recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam os medicamentos necessários para concluir a recuperação dos animais em casa. Recebem, ainda, um guia sobre posse responsável

Microchipagem

Os animais castrados recebem também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, além de dados sobre o responsável, e seu endereço.