Precariedade e reformas fecham zoos nas regiões de Campinas e Piracicaba

Em pelo menos seis cidades das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP), zoológicos permanecem fechados para o público por causa de reformas ou precaridade estrutural. Na cidade de Pedreira (SP), a opção de lazer está indisponível há cinco anos e, em Limeira (SP), são duas áreas interditadas.
O Ibama lacrou o zoológico de Pedreira ao constatar más condições para animais e visitantes. O bosque, próximo ao Centro da cidade, tem uma área de aproximadamente 33 mil m², e, após a interdição, a Prefeitura manteve os bichos por um período. Contudo, a estrutura foi abandonada.
Há um ano e meio a ONG Associação Mata Ciliar assumiu o zoológico e, desde então, tenta reformar o local e adequar a documentação para uma possível reabertura. Ainda faltam obras nas 18 áreas que abrigam 60 animais, como macacos e espécies de aves, por exemplo. O setor administrativo e o ambulatório estão inacabados.
O maior problema é financeiro. Só com as refeições para os animais a ONG gasta até R$ 15 mil por mês. "O custo é alto, então o tempo vai se estendendo disso. Você tem que levantar os recursos e aplicá-los nas reformas, e isso leva um determinado tempo", disse Jorge Bellix, presidente da entidade.
Sumaré e Limeira
O zoo de Sumaré foi interditado há oito anos. A equipe da EPTV não teve autorização para entrar no local, mas pelo alambrado flagrou a situação precária do local. Uma nova área para onde os 87 animais seriam transferidos foi construção, com investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão. Apesar disso, uma vistoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente reprovou o projeto, que terá de ser refeito. De acordo com a Prefeitura, o valor agora pode dobrar.
Em Limeira são dois zoológicos interditados. Um mais antigo e deteriorado pelo tempo e o novo, que nem havia sido inaugurado e já teve que passar por reformas porque as adequações realizadas no local foram consideradas irregulares. Não há previsão para o espaço começar a receber os animais.
O de Mogi Guaçu (SP), chamado Parque Chico Mendes, não funciona há cinco anos, sem prazo para reabertura. Já o de Nova Odessa (SP) foi fechado no fim do ano passado, após um macaco fugir da jaula. Como o espaço não tinha mais condições de visitação, foi interditado sem prazo para voltar a funcionar. O zoo de Mogi Mirim passa por reforma, iniciada em 2011, e deve operar ainda este ano.
'Salvação para a fauna'
Para o médico veterinário Lázaro Ribeiro Puglia, representante da Sociedade de Zoológicos do Brasil, os locais são importantes para pesquisa pesquisa e conservação. "Sem os zoológicos não há salvação para a fauna", disse.