Clínica Veterinária Móvel atenderá na região do Swift a partir de segunda

A Unidade 2 do Programa de Clínicas Veterinárias Móveis da Prefeitura de Campinas atenderá na região do Swift a partir desta segunda-feira, dia 24 de outubro. O atendimento funcionará na sede da Administração Regional 10, na Rua Amadeu Mendes, 85, Vila Lemos e ficará neste local até 24 de novembro. O serviço é realizado em contêineres adaptados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, prestando atendimento médico veterinário ambulatorial itinerante e gratuito para cães e gatos.

A Unidade 1 da Clínica Veterinária Móvel está atendendo na região do Campo Grande, na sede da Administração Regional 13, Rua Natale Bertucci, 128, no Parque Valença I, desde o dia 27 de setembro e ficará neste local até 10 de novembro.

Para que o animal doméstico seja atendido não é necessário agendamento prévio. Basta ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas. As duas unidades das Clínicas Veterinárias Móveis percorrem diversas regiões do município.

As Clínicas Veterinárias estão sob gestão da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável por meio do Dpbea – Departamento de Proteção e Bem Estar Animal. O secretário, Rogério Menezes, afirmou que o foco é atender a população mais carente, que tem dificuldade em pagar uma consulta com um médico veterinário. “Estes atendimentos conseguem resolver a maior parte dos assuntos, tais como vacinação, doenças de pele do animal, problema alimentar e orientação geral, procedimentos simples que resolvem a maior parte das questões”, explicou. Menezes ainda apontou que cães e gatos precisam ficar saudáveis para que as pessoas não tenham doenças transmitidas pelos animais.

Segundo Rogério Menezes, este modelo de atendimento móvel e itinerante é pioneiro no Brasil. “Embora existam outras iniciativas no País, médico veterinário em campo, nos bairros, em consultório móvel, é o primeiro no Brasil. Campinas mais uma vez inova e lidera as políticas de proteção e bem-estar animal no Brasil”, reforçou.

Atendimento móvel

Cada clínica móvel tem três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa. As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. O atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senha.

O principal objetivo é atuar na prevenção de doenças. Todos os animais são microchipados e recebem vacina, se houver indicação.

Mais informações sobre os horários e serviços oferecidos pelo Dpbea podem ser obtidas pelo site https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/ . Neste endereço, também é possível conhecer os animais do Departamento que esperam por adoção.

A estimativa é que o equipamento permaneça no local por 30 dias. Cerca de 1.500 animais devem passar por atendimento no período, uma média de 60 atendimentos por dia.

Prevenção

O conceito principal da clínica é trabalhar com a prevenção de doenças, segundo o diretor do Dpbea, Vagner Bellini. “Além deste primeiro atendimento para procedimentos de baixa complexidade, o principal objetivo da clínica veterinária móvel é trabalhar na veterinária preventiva”, explicou.

Bellini contou que cerca de 70% das doenças poderiam ser prevenidas e evitadas como, por exemplo, a cinomose, a parvovirose, a hepatite canina, a leptospirose, a parainfluenza, doenças potencialmente graves e evitáveis. “A equipe está preparada para orientar e esclarecer como cuidar de forma correta dos animais em situações como prevenção de carrapatos e pulgas, por exemplo, que podem se transformar em doenças mais sérias”, completou.

Clínica Veterinária Móvel – Prefeitura Municipal de Campinas

Unidade 1 – até dia 10/11 - sede da Administração Regional 13, Rua Natali Bertucci, nº128, no Parque Valença I

Unidade 2 – até dia 24/11 na sede da Administração Regional 10, Rua Amadeu Mendes, 85, na Vila Lemos

Atendimento por ordem de chegada.

Gratuito.

Quem levar o animal, precisa ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas.