Campinas cria Comitê de Enfrentamento aos Eventos Climáticos

A Prefeitura de Campinas criou na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, o Comitê de Enfrentamento aos Eventos Climáticos. O objetivo é definir ações preventivas e de redução de danos provocados por eventos climáticos extremos.

"Estamos mobilizados para minimizar, reduzir ao máximo os impactos dessas emergências climáticas, tempestades e ventanias fortes", ressaltou o prefeito, Dário Saadi.

O grupo foi criado durante uma reunião com participações de representantes de secretarias e autarquias municipais, do Corpo de Bombeiros, CPFL, Embrapa e integrantes da Defesa Civil do governo de São Paulo. No encontro houve uma apresentação da pesquisadora Ana Ávila, do Cepagri da Unicamp.

O Comitê irá estabelecer uma programação com ações e informações preventivas e mobilizar todas as secretarias e órgãos participantes de forma imediata e coordenada para o atendimento imediato de qualquer fenômeno climático extremo.

O que muda?

As ações práticas do Comitê visam enfrentamento de períodos com ondas de calor eventos climáticos com potencial de anos, entre eles, tempestades e chuvas com raios e granizo.

A Defesa Civil, CPFL, Emdec, Secretaria de Serviços Públicos e Corpo de Bombeiros terão um canal exclusivo de comunicação direta para agilizar o fluxo de informação entre órgãos e, com isso, atender a população de forma otimizada em cenário climático com risco de danos.

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável irá intensificar a divulgação de serviços focados na saúde animal, com objetivo de prevenir problemas como queimaduras das patas, desidratação e insolação nos dias com temperaturas elevadas. O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal disponibiliza os serviços do Samu Animal e da clínica móvel, além de orientações sobre cuidados nas redes sociais e no Portal Animal.

Na área da Saúde foram reforçadas orientações para cuidados que garantam bem-estar, reduzam desconforto. Clique aqui e veja dicas para enfrentar altas temperaturas

Alertas e monitoramento

Nesta semana, a Defesa Civil apresentou um novo hotsite do Campinas Resiliente para auxiliar a população com todos os alertas e informações sobre o clima. Ele está disponível em: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente

A transformação do site faz parte da série de ações em comemoração aos 250 anos de Campinas e significa um reforço para a resiliência do município.