Castração

Descrição

As castrações são realizadas mensalmente por regiões/bairros.

Os locais são definidos por uma equipe técnica da Secretaria do Verde Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que indicam áreas prioritárias no município de Campinas.

As vagas são limitadas e as inscrições são feitas apenas para moradores da região em que estará o Castramóvel (pré-definido os bairros e informado junto à divulgação da campanha).

Para o cadastro é preciso ficar atento nas divulgações que serão realizadas até 10 dias antes de ocorrer a campanha, aqui no Portal Animal e em redes sociais do Departamento.

O agendamento é necessário e obrigatório, feito apenas presencialmente, não sendo necessário levar o animal nesse dia.

Fique atento: o agendamento ocorre dias antes da castração! Não serão atendidos animais que não foram agendados. E não serão feitos agendamentos no dias de campanha, ficando estes exclusivo para as cirurgias.

O procedimento cirúrgico de esterilização é realizado em unidade móvel (ônibus) adaptada e equipada com materiais de qualidade e equipe altamente preparada.

Todo  o procedimento é gratuito!

Perguntas e respostas

Como me inscrevo para castrar meus animais?

As inscrições são feitas presencialmente no local e horários divulgados previamente em nosso Portal Animal. Sujeito à disponibilidade de vagas anunciadas. Fique atento às publicações nos banners do portalanimal.campinas.sp.gov.br. O agendamento ocorre sempre alguns dias antes da cirurgia.

Quais os requisitos para me inscrever?

- Residir em um dos bairros anunciados junto à divulgação da campanha da sua região em Campinas;
- Ser maior de 18 anos;
- Apresentar RG, CPF e Comprovante de residência em nome do tutor do(s) animal(is).
- No dia do agendamento, não é preciso levar os animais.

Quais os processos do atendimento?

1 - Agendamento em data pré-definida com dados completos do tutor;
2 - Orientações importantes do pré e pós-operatório;
3 - Recepção e preenchimento do termo de autorização para procedimentos cirúrgicos dos animais no dia e horário agendado para castração;
4 - Pré-avaliação do animal (triagem) com veterinário para verificar se está em condições mínimas de saúde para a cirurgia;
5 - Microchipagem (obrigatória para os animais que ainda não possuem de acordo com a lei nº 15.449 de 28 de Junho de 2017 (Estatuto de proteção, defesa e controle das populações de animais domésticos do município de Campinas);
6 - Anestesia geral (injetável - não trabalhamos com a inalatória);
7 - Cirurgia (durante a cirurgia os tutores recebem orientações do pós-operatório e tiram dúvidas ao lado de fora da clínica móvel)
8 - Retirada do animal
9 - Recebimento da carteirinha do animal, receita e medicações para ministrar nos próximos dias.

Se houver alguma intercorrência com o animal após a castração devido à cirurgia, o que faço?

Em caso de dúvidas, emergências ou necessidade de avaliação veterinária, deve-se entrar em contato pelos telefones de apoio:
Ligação ou WhatsApp: (11) 97165-0111
Somente WhastsApp: (11) 95659-1789
O DPBEA Campinas e a equipe de castração não se responsabilizam por atendimentos de outros profissionais (terceiros), assim como não reembolsa qualquer custo obtido.

Se eu fizer o pré-operatório e levar o animal no dia da castração para tentar encaixe, serei atendido?

Não.
Somente serão atendidos os animais previamente agendados.

Não consigo ir no dia do agendamento, posso ligar, mandar WhatsApp ou e-mail para agendar?

Não.
O agendamento, por enquanto, será apenas presencial. Qualquer alteração na forma de agendamento faremos uma publicação prévia e ampla em diversos canais de informações.

A partir de qual idade posso castrar meu animal?

No castramóvel de Campinas o agendamento é feito apenas para cães e gatos a partir de 5 meses de idade. Porém, no dia da castração, o mesmo passará por uma triagem com veterinário (avaliação), que indicará se o animal tem peso suficiente e se está apto (do ponto de vista clínico) para passar por anestesia e cirurgia.

Posso levar qualquer raça para castrar?

São aceitas todas as raças na castração. O importante é o animal estar saudável para poder passar pela anestesia e cirurgia.

Quantos animais posso agendar para a castração?

Não existe limite de animais para agendamento. Você pode agendar quantos animais forem seu e que estão em sua residência. Porém, é importante lembrar que no dia da cirurgia precisará levá-los em segurança, todos com guia e coleira, não poderão sair andando devido ao efeito da anestesia e cirurgia, então precisará de auxílio. Frisando que, todos animais serão microchipados e estarão cadastrados no nome do tutor que levá-lo ao castramóvel.

Não tenho como levar meu(s) animal(is), vocês buscam?

Não! o DPBEA Campinas apenas oferece o serviço de Castramóvel, levando o ônibus adaptado junto com toda equipe de veterinários às regiões mensalmente, e fazendo o cadastro dos bairros próximos, a fim de facilitar a logística para todos. Não fazemos serviço de transporte de animais.

O castramóvel está bem pertinho da minha casa, mas sou de outra cidade, moro na divisa (Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Valinhos etc), posso fazer a inscrição?

Esse serviço é destinado exclusivamente aos munícipes de Campinas e regulamentado por leis municipais. Dessa forma, infelizmente, não é possível realizar campanhas de castração para pessoas de outros municípios. Para obter informações sobre campanhas em outros municípios, recomendamos que entre em contato com a prefeitura da cidade para saber mais sobre programas de castração realizada por eles.

Compartilhe: