Consulta veterinária móvel e gratuita será oferecida para animais em diversas regiões
O Consultório Veterinário Móvel de Campinas, oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos e circulará por diversos bairros de Campinas, conforme a demanda de cada região.
Para realizar os atendimentos, o DPBEA - Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, dispõe de duas Unidades de atendimento que percorrerão, simultaneamente, diversas regiões da cidade, permanecendo, pelo tempo necessário, cada região do município.
O Consultório Veterinário Móvel foi desenvolvido para atuar na prevenção de agravos comuns aos animais (cães e gatos) e oferece serviços de orientação sobre os cuidados necessários, posse responsável e bem-estar animal. Portanto, casos de alta complexidade, assim como exames, cirurgias e internações não são realizados nos consultórios.
A programação é definida pela Secretaria do Clima e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas), por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), que será o responsável pela operação do ambulatório.
Para ter acesso aos serviços, é necessário residir em Campinas e ser maior de 18 anos.
Documentos obrigatórios: RG, CPF, Comprovante de residência atual, Comprovante de microchipagem do animal, (caso o animal ainda não esteja microchipado, este procedimento é realizado durante o atendimento.
Como ter acesso ao atendimento?
Acompanhe aqui no Portal Animal, os locais e períodos de atendimento.
Compareça portando RG, CPF e comprovante de residência dentro do município de Campinas.
A Microchipagem é obrigatória?
SIM, A identificação eletrônica por meio de implantação de microchip e cadastramento em no sistema ARQUIMEDES I, é obrigatória no município de Campinas desde 2017, de acordo com a Lei Municipal 15449/17. Caso seu animal, ainda não tenha sido microchipado, este procedimento será realizado durante o atendimento.
Os consultórios também fazem exames?
NÃO, no local o serviço oferecido é de consulta, vacinas V8 para cães, microchipagens e medicações (se necessário). Os consultórios não possuem aparelhos como máquina de Raio-X, Tomografia, Ultrassom ou outros. Nem mesmo é adaptado como laboratório para coleta de sangue, urina e fezes.
Os consultórios atendem aos finais de semana e/ou feriados?
Em geral os atendimentos são feitos de segunda a sexta, entre 8h e 17h. Porém, é preciso sempre verificar os detalhes de cada unidade, publicados no Portal Animal, pois pode haver alguma alteração de horário devido à localização ou mesmo campanhas especiais em feriados ou finais de semana, para isso será avisado com antecedência.
Posso levar meu animal mesmo eu sendo de bairro diferente de onde está o ambulatório?
SIM! As 2 unidades oferecem atendimento para cães e gatos dos cidadãos de Campinas, independente do bairro, e não precisa agendamento prévio.
O atendimento é apenas para animais que tem dono?
Não. Cães e gatos do município de Campinas podem receber atendimento gratuito no Consultório Veterinário Móvel. Para animais de rua, é necessário que uma pessoa se responsabilize pelo transporte e cuidados durante o período indicado. A ficha de atendimento, que deve ser preenchida com dados pessoais, é essencial para a prestação de contas à Prefeitura e à população, sem que isso implique na transferência da responsabilidade legal sobre o animal, desde que seja informado que ele é de rua. Essas informações devem ser fornecidas com muita responsabilidade.