Consultório Veterinário Móvel

Consulta veterinária móvel e gratuita será oferecida para animais em diversas regiões

O Consultório Veterinário Móvel de Campinas, oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos e circulará por diversos bairros de Campinas, conforme a demanda de cada região.

Para realizar os atendimentos, o DPBEA - Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, dispõe de duas Unidades de atendimento que percorrerão, simultaneamente, diversas regiões da cidade, permanecendo, pelo tempo necessário, cada região do município.

O Consultório Veterinário Móvel foi desenvolvida para atuar na prevenção de agravos comuns a estes animais  e oferece serviços de orientação sobre os cuidados necessários, posse responsável e bem-estar animal,  identificação eletrônica, por meio de implantação de microchip, cadastramento no sistema Arquimedes I, consulta médico veterinária, medicação (quando necessário) e ministração de vacina V8 para cães.

A programação é definida pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), que será o responsável pela operação do ambulatório.

Para ter acesso aos serviços, é necessário residir em Campinas e ser maior de 18 anos.

Documentos obrigatórios: RG, CPF, Comprovante de residência atual, Comprovante de microchipagem do animal, (caso o animal ainda não esteja microchipado, este procedimento é realizado durante o atendimento.

 

Perguntas e respostas

Como ter acesso ao atendimento?

Acompanhe aqui no Portal Animal, os locais e períodos de atendimento.
Compareça portando RG, CPF e comprovante de residência dentro do município de Campinas.

A Microchipagem é obrigatória?

SIM, A identificação eletrônica por meio de implantação de microchip e cadastramento em no sistema ARQUIMEDES I, é obrigatória no município de Campinas desde 2017, de acordo com a Lei Municipal 15449/17. Caso seu animal, ainda não tenha sido microchipado, este procedimento será realizado durante o atendimento.

Os consultórios também fazem exames?

NÃO, no local o serviço oferecido é de consulta, vacinas V8 para cães, microchipagens e medicações (se necessário). Os consultórios não possuem aparelhos como máquina de Raio-X, Tomografia, Ultrassom ou outros. Nem mesmo é adaptado como laboratório para coleta de sangue, urina e fezes.

Os consultórios atendem aos finais de semana e/ou feriados?

Em geral os atendimentos são feitos de segunda a sexta, entre 8h e 17h. Porém, é preciso sempre verificar os detalhes de cada unidade, publicados no Portal Animal, pois pode haver alguma alteração de horário devido à localização ou mesmo campanhas especiais em feriados ou finais de semana, para isso será avisado com antecedência.

Posso levar meu animal mesmo eu sendo de bairro diferente de onde está o ambulatório?

SIM! As 2 unidades oferecem atendimento para cães e gatos dos cidadãos de Campinas, independente do bairro, e não precisa agendamento prévio.