Clínicas Veterinárias Móveis retomam atendimento gratuito de cães e gatos

O programa municipal de Clínicas Veterinárias Móveis de Campinas, que realiza o atendimento médico veterinário ambulatorial gratuito para cães e gatos em diversas regiões da cidade, recomeçou as atividades de 2023, após a pausa por conta do recesso de fim de ano. A Unidade 2 iniciou o atendimento na segunda-feira, 6 de fevereiro, na sede da Administração Regional 15 (AR-15), na Rua Tenente-Polícia Militar Carlos Mendes, 10, Jardim Marisa, região do Campo Belo, e permanecerá no bairro até a quinta-feira 9 de março. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

A Unidade 1 da Clínica Móvel retomará o atendimento no dia 23 de fevereiro, no Parque Linear Capivari (Parque José Mingone/Lagoa do Mingone), localizado na Avenida das Amoreiras, s/n, Jardim Capivari. O principal objetivo do programa é atuar na prevenção de doenças. Todos os animais são microchipados e recebem vacina, se houver indicação.

Para que o animal doméstico seja atendido não é necessário agendamento prévio. Basta que o responsável pelo animal tenha mais de 18 anos e apresente documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas. A gestão do serviço é executada pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea), da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Cada clínica móvel tem três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa. As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. O atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senha.

O secretário do Verde, Rogério Menezes, afirma que o trabalho nas clínicas é orientado para a prevenção de doenças e que os cães e gatos precisam ficar saudáveis para que as pessoas também não tenham doenças transmitidas pelos animais. “Os atendimentos contínuos são focados em resolver a maior parte dos assuntos, tais como vacinação, doenças de pele do animal, problema alimentar, com orientação e procedimentos simples que resolvem a maior parte das questões”, disse Rogério Menezes.

Segundo o diretor do Dpbea, Vagner Bellini, “todos os animais serão michochipados e, se tiverem indicação, receberão a vacina. Além deste primeiro atendimento para procedimentos de baixa complexidade, o principal objetivo da clínica veterinária móvel é trabalhar na veterinária preventiva”.

De acordo com Bellini, cerca de 70% das doenças poderiam ser prevenidas e evitadas se o animal doméstico fosse acompanhado por um médico veterinário.  São exemplos a cinomose, a parvovirose, a hepatite canina, a leptospirose, a parainfluenza. “A equipe está preparada para orientar e esclarecer como cuidar de forma correta dos animais como, por exemplo, na prevenção de carrapatos e pulgas, que podem se transformar em doenças mais sérias”, completou.

Estrutura

Cada clínica móvel é instalada em contêineres adaptados que possuem três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa para o cadastramento dos interessados. As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. O atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senha.

Além do trabalho ambulatorial, as clínicas também prestam atendimento de prevenção e promoção da saúde dos animais, com microchipagem e vacinação. Orientam, ainda, sobre a importância da guarda responsável dos animais.

Mais informações sobre os horários e serviços oferecidos pelo Dpbea podem ser obtidas pelo site https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/. Neste endereço, também é possível conhecer os animais do Departamento que esperam por adoção.

Serviço:

Clínica Veterinária Móvel – Prefeitura Municipal de Campinas

Quando e onde:

Unidade 2
Até dia 9 de março (quinta-feira), na sede da Administração Regional 15 (AR-15), Rua Tenente-Polícia Militar Carlos Mendes, 10, Jardim Marisa, região do Campo Belo.

Unidade 1
A partir do dia 23 de fevereiro, quinta-feira, no Parque Linear Capivari (Parque José Mingone/Lagoa do Mingone), localizado na Avenida das Amoreiras, s/n, Jardim Capivari.