Castramóvel abre agenda para atender comunidade na região do Parque Oziel

A Prefeitura de Campinas abre agendamento para castração gratuita de 1.000 cães e gatos na região do Parque Oziel. A inscrição dos interessados pode ser feita nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Saúde Carvalho de Moura, na rua Celso Luglio, s/n, no Jardim Icaraí.

Para realizar o agendamento, o responsável pelo animal deve morar na região, ser maior de 18 anos, apresentar comprovante de endereço no nome do solicitante e documentos pessoais (RG e CPF). Entre os bairros da região que serão contemplados estão: Parque Oziel, Gleba B, Reforma Agrária, Sítios, Três Vendas, Birizeiro, Parque Centenário, Saltinho, Parque Residencial Carvalho de Moura, e Jardins Nossa Senhora de Lourdes, Conceição, Irajá, Noêmia, Icaraí, Stella, do Lago Continuação.

As cirurgias serão realizadas no Castramóvel, entre os dias 18 a 21 de outubro, no CS Carvalho de Moura, mesmo local onde os tutores fizeram a inscrição. Quem adere ao projeto recebe orientações sobre o pré e o pós-operatório, e leva para casa um guia sobre posse responsável.

A castração é uma técnica importante para ajudar na prevenção a doenças como tumores de mama, útero, próstata e testículos, entre outras enfermidades. “Além do ganho para a saúde do animal, há a vantagem adicional de conter a proliferação descontrolada dos pets e, por consequência, o abandono. Castrar é um ato de amor”, afirma o diretor do Departamento de Bem-Estar Animal (DPBEA), Vagner Bellini.

Os animais castrados recebem também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, e também dados sobre o responsável e endereço.

O DPBEA é um órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e responsável pela formulação, planejamento e execução da política para a população animal no município.